Como alfabetizar uma criança em casa!

Enquanto você lê com seu filho, considere pedir-lhe que repita palavras ou frases para você de vez em quando enquanto você acompanha com o dedo.

Não há necessidade de interromper completamente o seu tempo de leitura se seu filho tiver dificuldades com uma palavra específica. Um lembrete encorajador do que a palavra significa ou como é pronunciada é suficiente!

Outra opção é dividir o tempo de leitura em voz alta com seu filho. Para leitores iniciantes, você pode ler uma linha e depois pedir que leiam a próxima. Para crianças mais velhas, é benéfico ler uma página e deixá-las ler a próxima.

Fazer isso ajuda seu filho a se sentir capaz e confiante, o que é importante para incentivá-lo a ler bem e consistentemente!

Essa técnica também deixa seu filho mais familiarizado com o fluxo natural da leitura. Enquanto eles olham para as imagens e ouvem alegremente a história, eles começam a se concentrar nas palavras que estão lendo e se envolvem mais com o livro à sua frente.

Reler livros também pode ser útil. Ele permite que as crianças desenvolvam uma compreensão mais profunda das palavras em um texto, transformem palavras familiares em palavras “conhecidas” que são então incorporadas ao seu vocabulário e formem uma conexão com a história.

Recomendamos vivamente a releitura!

8) Jogue jogos de palavras

Envolver seu filho na leitura não precisa ser apenas livros. Os jogos de palavras podem ser uma ótima maneira de envolver as habilidades de seu filho sem ler uma história inteira de uma só vez.

Um de nossos jogos de leitura favoritos requer apenas uma pilha de post-its e uma meia enrolada. Para esta atividade, escreva palavras visuais ou palavras que seu filho possa pronunciar em post-its separados. Em seguida, cole as notas na parede.

Seu filho pode então ficar na frente dos Post-Its com a meia enrolada nas mãos. Você diz uma das palavras e seu filho joga a bola de meia no Post-It que combina!


9) Leia com materiais não convencionais

Da mesma forma que os jogos de palavras podem ajudar seu filho a aprender a ler, também pode encorajá-lo a ler sem realmente usar livros!

Se você estiver interessado em fazer isso, considere usar argila, tinta ou areia segura para dentro de casa para formar letras ou palavras.

Outra opção é encher um pote grande com letras magnéticas. Para alunos iniciantes, sugira que tirem uma letra do pote e tentem nomear o som que ela faz. Para alunos um pouco mais velhos, veja se eles conseguem nomear uma palavra que comece com o mesmo som ou pegue uma coleção de letras que se juntam para formar uma palavra.

À medida que seu filho se torna mais proficiente, você pode escalar essas atividades para torná-lo um pouco mais avançado. E lembre-se de se divertir com isso!

A leitura vem com o tempo e a prática

No geral, queremos deixar você com isso: não há uma resposta única sobre como ensinar uma criança a ler. O que funciona para o filho do vizinho pode não funcionar para o seu –– e tudo bem!

Paciência, praticando um pouco todos os dias e enfatizando atividades que permitam que seu filho goste de ler são as coisas que mais incentivamos. Ler é diversão, exploração e aprendizado!

E se você precisar de um pouco de apoio, aqui na aba de download e na minha lojinha da educamarket você encontrará materiais ótimos para fixação!

Comentários